Com Snowflake e SAP na indústria de utilities
PRESSÃO DA INDÚSTRIA POR UTILITIES
De pressões de negócios a desafios técnicos:
Raramente foi tão simples e fácil para um consumidor final mudar de concessionária para obter uma vantagem de preço, ao mesmo tempo, os provedores de serviços de energia precisam atender a extensas exigências do governo em termos de transição energética e ainda sobreviver à dura concorrência no mercado.
DATA É O NOVO OURO
As prioridades conflitantes das mudanças climáticas e da transição energética, a diminuição da fidelidade do cliente e o aumento da pressão sobre o gerenciamento de custos estão dando origem a novos papéis e funções no uso de dados.
Os engenheiros e cientistas de dados estão tentando atender a esses novos requisitos desafiadores com mais insights e as soluções resultantes.
Limites e barreiras anteriores na disponibilidade de dados devem e serão ignorados no processo. No futuro, não deve mais importar onde os dados relevantes são armazenados.
Deve ser possível integrar todas as fontes de dados rapidamente e com pouco esforço para alavancar profundas análises.
COMO FAÇO PARA TER ACESSO AO MEU SAP?
Os sistemas de origem SAP foram uma importante fonte de dados para operadores de energia no passado e continuarão a ser no futuro para poder operar análises holísticas.
Mesmo que muitas ferramentas diferentes sejam usadas nas arquiteturas desenvolvidas no lado do usuário, o SAP é uma tecnologia padrão entre setores, por exemplo, para gerenciar finanças e contabilidade ou vendas e distribuição.
Uma plataforma de dados em nuvem moderna só ganha esse título se for capaz de integrar todos os dados relevantes e disponibilizá-los para seus pilares.
Um valor agregado muito importante é a integração dos sistemas de origem SAP com outras fontes de dados disponíveis no universo corporativo.
As informações transacionais das áreas de finanças e contabilidade, controladoria, vendas e marketing com suporte da SAP, por exemplo, foram relevantes ontem e, claro, também serão relevantes amanhã.
No futuro, uma nuvem inteligente conectará essas informações com a evolução de preços e previsões das bolsas de serviços públicos conectadas ou dados de pesquisa de mercado sobre novas tendências e desenvolvimentos de consumo.
Isso cria insights novos e mais amplos que geram valor agregado significativo.
Ao mesmo tempo, uma abordagem de solução deve permanecer escalável no futuro para lidar com o volume de dados em constante crescimento no data warehouse e no contexto analítico.
A digitalização do lado do consumidor final (palavra-chave: casa inteligente) e nos processos de serviços de energia está fazendo com que o volume de dados aumente significativamente agora e no futuro.
No entanto, os projetos também devem poder ser expandidos de forma rápida e fácil no futuro para cobrir novos casos de uso e integrar usuários adicionais.
Além disso, a sensível estrutura de licenciamento SAP não deve ser prejudicada.
A solução não precisa ser comprar outra ferramenta poderosa com alto custo. Talvez seja suficiente conectar conceitos já existentes de forma significativa.