Home » Union Digital » Cloud Computing
Toda a linha de produtos e soluções dos maiores fabricantes mundiais foi desenhada e adaptada para a realidade cloud, e desenvolvida para fornecer os níveis mais altos de confiabilidade, disponibilidade, flexibilidade e desempenho – seja para uma solução de infraestrutura de cloud pública, privada, híbrida ou múltipla.
Com cloud computing é possível ter muito mais armazenamento, processamento, provisionamento, segurança e infraestrutura, de forma escalável e automatizada. Esse é o conceito que está por trás das empresas inteligentes: otimizar recursos e espaço, com resultados mais estruturados e dentro da necessidade de cada negócio.
Nesse sentido, o uso da cloud privada – e, especialmente, da cloud híbrida – tem crescido exponencialmente. Elas solucionam problemas de segurança, pois estão atrás do Firewall da empresa, seguindo regras de Compliance da área de operações.
Nuvem híbrida
A nuvem híbrida é um ambiente de computação que combina uma nuvem privada e uma pública, permitindo que aplicativos e dados sejam compartilhados entre elas.
Multicloud
Multicloud é uma abordagem composta por mais de um serviço e fornecedor de nuvem, público ou privado.
Multicloud híbrida = Nuvem híbrida + Multicloud
O multicloud híbrida combina uma nuvem privada e uma pública, e mais de um serviço e um fornecedor de nuvem.
Saas, PaaS e IaaS são as três principais modalidades dos serviços de cloud computing, sendo que cada formato tem características e aplicações próprias. As siglas indicam o modelo de serviço prestado na nuvem, sendo Software como Serviço (SaaS), Plataforma como um Serviço (PaaS) e Infraestrutura como Serviço (IaaS).
Na prática, esses serviços atendem necessidades específicas das empresas, desde a criação e gestão de comunicações e documentos da empresa, até a migração da infraestrutura física (hardware e software) de seus sistemas para servidores remotos de terceiros, com melhor custo-benefício.
Nessa etapa, a nuvem oferece a infraestrutura como um serviço (Infrastructure as a Service). Esqueça aquelas salas com ar refrigerado e centenas de maquinários e servidores. Nesse modelo, você pode ter toda essa infraestrutura armazenada na nuvem para mover arquivos, criar aplicações, desenvolver sistemas operacionais e até mesmo hospedar sites.
Se você tem uma startup, por exemplo, e não entende tanto assim de infra de TI, mas sabe muito bem que sua ideia para um novo aplicativo vai fazer sucesso no mercado e já tem um desenvolvedor para criar esse serviço, o PaaS (Plataform as a Service) é ideal para seu negócio. No PaaS, a nuvem disponibiliza a plataforma para que seu time desenvolva, hospede e gerencie novas aplicações. O desenvolvedor não precisa, por exemplo, se preocupar com o sistema operacional nem com suas atualizações, pois esse serviço já será oferecido pela nuvem. Com isso, sua equipe terá maior performance e flexibilidade, sem perder a liberdade de criação.
Por fim, o software como serviço (Software as a Service) atinge mais o usuário final, para que ele tenha acesso a tudo por meio da Internet, sem precisar fazer downloads nem atualizações. A nuvem disponibiliza o software como serviço para que o cliente utilize tudo já pronto. Nesse caso, é como se você fosse a uma padaria e pedisse o café pronto. Você ainda pode escolher as opções do cardápio, mas consome o produto pronto, ou seja, não controla o tipo de plantio, de grão nem a espessura do pó.
Nossas equipes trabalham com você para descobrir novos cenários, novas arquiteturas e oportunidades que ajudam sua empresa a competir em um mundo digital.
Nossas equipes trabalham com você para descobrir novos cenários, novas arquiteturas e oportunidades que ajudam
sua empresa a competir em um mundo digital.
Desenvolvido por Agência Mi.