Gestão de Ativos – ITAM

ITAM – Conceitos, Modelos e Framework

A gestão de ativos de TI (ITAM) compreende práticas e estratégias para supervisionar, gerenciar e otimizar sistemas de TI, hardware, processos e dados de propriedade da empresa.

A promoção desses insights mais profundos sobre os ativos de TI de sua organização ajuda os executivos a visualizar o ROI e fornecer dados a outras partes interessadas, sobre como esses ativos beneficiam diretamente os objetivos de negócios da empresa.

A organização deverá ter um roteiro do ITAM: construído em etapas com metas de curto, médio e longo alcance, com base nos aspectos se a verdadeira gestão de ativos de TI trará valor para organização, enquanto considera o financiamento disponível.

Como parte de uma estratégia da ITAM, os departamentos de TI implementam, rastreiam, mantêm ativos e avaliam se esses ativos de TI exigem otimização, se podem ser substituídos por uma opção menos cara ou atualizados para uma tecnologia mais nova.

A estrutura – os blocos de construção do ITAM

Cada ITAM que constrói camadas de blocos em recursos adicionais e valor

Para avaliar o estado atual do ITAM, considere todas as dimensões que permitem os blocos de construção do ITAM; ou seja, organização, processos e ferramentas.