Crescimento gera crescimento – VmWare Tanzu

Crescimento gera crescimento – VmWare Tanzu

Com o Kubernetes crescendo tão rapidamente, mas que fatores mais contribuem para a adoção?

Uma pesquisa realizada pela VmWare com 776 profissionais qualificados de desenvolvimento de software e TI, traz um panorama do mercado atual de Kubernetes, todas as organizações pesquisadas têm uma superfície de desenvolvimento de software significativa.

Melhorar o desenvolvimento de software chegou ao topo da lista, com 62% optando por aumentar a flexibilidade dos aplicativos e 54% selecionando melhor eficiência do desenvolvedor.

As empresas parecem gostar da portabilidade que o Kubernetes proporciona a elas.

É possível desenvolver um aplicativo e executá-lo no local ou na nuvem, sem a necessidade de redefinir a plataforma ou refatorar, economizando o tempo do desenvolvedor.

A nuvem é outra parte clara da equação: 59% dos entrevistados escolheram melhorar a utilização da nuvem e 46% selecionaram a redução dos custos da nuvem como fatores importantes na adoção.

A pandemia fez com que muitas empresas aumentassem o uso da nuvem para aproximar os serviços digitais dos clientes e funcionários, o que causou o aumento dos gastos com a nuvem.

O Kubernetes não só torna a nuvem mais fácil de usar como aumenta a eficiência da infraestrutura e ajuda a controlar custos.

Por fim, mais de um terço (37%) indicou a necessidade de melhorar a eficiência do operador como fator de seleção.

Isso será ainda mais importante já que as operações híbridas e em multicloud continuam a se expandir, e os operadores precisam gerenciar os clusters de Kubernetes em vários ambientes.

Crescimento gera crescimento
Dois terços das empresas que operam mais de 100 clusters atualmente esperam que o número de clusters de Kubernetes cresça em mais de 50% em 2022, enquanto apenas 28% das que operam 5 ou menos esperam esse nível de crescimento.

Hipercrescimento em implantações de clusters

Um dos sinais mais evidentes de que o Kubernetes está se tornando convencional é o rápido crescimento no número de clusters sendo implantados.

Quando essa pergunta foi feita em 2020, quase um terço (30%) tinha 5 ou menos clusters e somente 15% tinham mais que 50.
No relatório de 2021, esses números não haviam mudado drasticamente, mas agora as proporções se inverteram. A pesquisa de 2022 mostrou apenas 12% com 5 ou menos clusters, enquanto 29% têm mais de 50.

Sobre os planos de crescimento no próximo ano, quase metade (48%) espera que o número clusters de Kubernetes que operam aumente em mais de 50%.

Outros 28% esperam que o número de clusters aumente perceptivelmente (20 a 50%).

Fonte: VmWare

Continue lendo

Servidores IBM Power10 integrados com SAP e Inteligência Artificial (AI), representando automação e eficiência na indústria.

Automatização com IBM Power10 + SAP + AI

A indústria de transformação está passando por uma grande revolução tecnológica, impulsionada pelo avanço da automação, inteligência artificial (IA) e infraestrutura robusta. Empresas desse setor