Existem três fontes diferentes de valor comercial de IA: experiência do cliente, novas receitas e redução de custos.
- Experiência do cliente: os efeitos positivos ou negativos no custo indireto. A experiência do cliente é uma pré-condição necessária para a adoção generalizada da tecnologia de IA, tanto para liberar todo o seu potencial quanto para agregar valor.
- Nova receita: Aumentar as vendas de produtos e serviços existentes e/ou criar uma nova oportunidade de produto ou serviço além da situação existente.
- Redução de custos: redução dos custos incorridos na produção e entrega desses produtos e serviços novos ou existentes.
” A IA promete ser a classe de tecnologias mais disruptiva durante os próximos 10 anos devido aos avanços em poder computacional, volume, velocidade e variedade de dados, bem como avanços em redes neurais profundas (DNNs)”, disse John-David Lovelock , vice-presidente de pesquisa do Gartner.
“Uma das maiores fontes agregadas para produtos e serviços aprimorados por IA adquiridos por empresas entre 2017 e 2022 foram soluções de nicho que atenderam muito bem a uma necessidade. com aplicativos específicos aprimorados por IA.”
Experiência do cliente
“Nos primeiros anos da IA, a experiência do cliente (CX) é a principal fonte de valor comercial derivado, pois as organizações veem valor no uso de técnicas de IA para melhorar cada interação com o cliente, com o objetivo de aumentar o crescimento e a retenção do cliente.
O CX é seguido de perto pela redução de custos, pois as organizações buscam maneiras de usar IA para aumentar a eficiência do processo, melhorar a tomada de decisões e automatizar mais tarefas”, disse o Sr. Lovelock.
Novas receitas
“Em 2021, novas receitas se tornaram a fonte dominante, à medida que as empresas descobriram valor de negócios usando IA para aumentar as vendas de produtos e serviços existentes, bem como descobriram oportunidades para novos produtos e serviços. Assim, a longo prazo, o valor comercial da IA será sobre novas possibilidades de receita.”
Dividindo o valor comercial global derivado do tipo de IA, o suporte/aumento de decisão (como DNNs) representaram 36% do valor comercial global derivado de IA em 2018.
Em 2022, o suporte/aumento de decisão ultrapassou todos os outros tipos de IA iniciativas para responder por 44% do valor global de negócios derivados da IA.
” Os DNNs permitem que as organizações realizem mineração de dados e reconhecimento de padrões em grandes conjuntos de dados não prontamente quantificados ou classificados, criando ferramentas que classificam entradas complexas que então alimentam sistemas de programação tradicionais.
Isso permite que algoritmos para suporte/aumento de decisão trabalhem diretamente com informações que anteriormente exigiam um classificador humano”, disse o Sr. Lovelock.
Redução de custo
“Tais capacidades têm um enorme impacto na capacidade das organizações de automatizar processos de decisão e interação. Esse novo nível de automação reduz custos e riscos e permite, por exemplo, aumento de receita por meio de melhor microdirecionamento, segmentação, marketing e vendas.”
Os agentes virtuais permitem que as organizações corporativas reduzam os custos de mão-de-obra ao assumirem solicitações e tarefas simples de um call center, help desk e outros agentes humanos de serviço, enquanto entregam as questões mais complexas a seus colegas humanos.
Eles também podem aumentar a receita, como no caso de roboadvisors em serviços financeiros ou upselling em call centers.
Como assistentes de funcionários virtuais, os agentes virtuais podem ajudar no calendário, programação e outras tarefas administrativas, liberando o tempo dos funcionários para trabalhos de maior valor agregado e/ou reduzindo a necessidade de assistentes humanos.
Os sistemas de automação de decisão usam IA para automatizar tarefas ou otimizar processos de negócios.
Eles são particularmente úteis em tarefas como tradução de voz para texto e vice-versa, processamento de formulários ou imagens manuscritas e classificação de outros conteúdos de dados ricos não facilmente acessíveis a sistemas convencionais.
Como os dados não estruturados e a ambiguidade são a base do mundo corporativo, a automação de decisões — à medida que amadurece — trará um enorme valor comercial para as organizações.
Por enquanto, a automação de decisões representa apenas 2% do valor global de negócios derivados da IA mas crescerá para 16% nos anos seguintes.
Os produtos inteligentes representam 18% do valor comercial global derivado da IA à medida que outros tipos de sistemas baseados em DNN amadurecem e ultrapassam os produtos inteligentes em sua contribuição para o valor comercial.
Os produtos inteligentes possuem IA incorporada, geralmente na forma de sistemas em nuvem que podem integrar dados sobre as preferências do usuário de vários sistemas e interações.
Eles aprendem sobre seus usuários e suas preferências para hiperpersonalizar a experiência e impulsionar o engajamento.
Fonte: Gartner