Porque falar sobre gestão de recursos de aplicações

Porque falar sobre gestão de recursos de aplicações

No cenário atual, os ambientes tecnológicos se tornam a cada dia mais e mais complexos, especificamente no que se refere a gestão de recursos de aplicações, os sistemas e aplicativos atuais se tornaram não somente mais críticos, como também mais detalhados e específicos.

Por isso é necessário contar com novas formas de depuração e diagnóstico de problemas que podem vir a afetar o ambiente de infraestrutura das empresas.

Assim, é nesse cenário que podem ocorrer falhas não previstas e incidentes que as soluções de monitoramento tradicionais não serão capazes de detectar, nem resolver.

Surge, nesse contexto, um conceito novo, que é utilizado por equipes de desenvolvimento, infraestrutura e DevOps: a OBSERVABILIDADE. Como o próprio nome indica, trata-se de observar o comportamento das aplicações e arquiteturas, estejam elas na nuvem ou on-premise.

A observabilidade pode ser resumida como a capacidade de analisar, explorar, coletar métricas de um sistema ou ambiente em produção, descentralizado ou em nuvem, identificar e entender seus padrões de comportamento para extrair dados do seu funcionamento, emitir alertas e resolver incidentes de performance, disponibilidade e segurança, e assim melhorar a experiência do usuário final.

 

A diferença entre monitoramento e observabilidade

A diferença fundamental entre monitoramento e observabilidade é que o primeiro se comporta de modo reativo e em ambientes de baixa complexidade, além de não ser voltado para a descoberta e identificação de novos comportamentos, e sim para vulnerabilidades já conhecidas, ao passo que a observabilidade possibilita a monitoração de forma mais inteligente, por assim dizer, pois se baseia em dados de telemetria, voltada à arquitetura de microsserviços na camada de aplicação e contêineres na infraestrutura.

O conceito se baseia em três pilares, sendo:

– Logs;

– Métricas;

– Traces de aplicação.

A correlação entre eles possibilita que esse conceito seja aplicado de forma prática e efetiva, e garantindo uma monitoração assertiva e de alto valor.

 

Benefícios e vantagens da observabilidade na TI:

1 – Monitoramento efetivo de ambientes complexos;
2 – Métricas de inteligência com base em incidentes e frequência;
3 – Depuração de incidentes em ambientes de produção;
4 – Gestão eficiente de riscos com identificação de vulnerabilidades;
5 – Visão micro e macro do ambiente ou aplicação;
6 – Resolução de problemas assertiva;
7 – Informações sobre comportamento em tempo real;
8 – Dashboards automatizados para tomada de decisão.

Continue lendo

IBM Vegetation e Outage

As soluções IBM Environmental Intelligence Suite permitem combinar dados meteorológicos, geoespaciais, emissões de GEE e dados específicos do setor precisos, para que você possa criar

Servidores IBM Power10 integrados com SAP e Inteligência Artificial (AI), representando automação e eficiência na indústria.

Automatização com IBM Power10 + SAP + AI

A indústria de transformação está passando por uma grande revolução tecnológica, impulsionada pelo avanço da automação, inteligência artificial (IA) e infraestrutura robusta. Empresas desse setor