Os líderes corporativos esperam que as equipes de desenvolvimento produzam aplicativos inovadores, de alta qualidade, altamente seguros e ágeis, que estejam instantaneamente disponíveis em várias plataformas com uma experiência perfeita para o usuário.
Nesta era centrada em software, o DevOps, a integração contínua (CI) e o CD (Continuous Delivery) são os três marcos no caminho para a melhoria organizacional que ajudam as empresas a alcançar seus objetivos, superar concorrentes e dominar sua indústria como líder.
Como definimos CI, CD e DevOps?
A CI de integração contínua é um passo fundamental na automatização de pipelines de entrega de software. Com isso, os desenvolvedores integram continuamente e automaticamente as alterações de código. Depois que um desenvolvedor verifica o código, ele é imediatamente verificado por um processo automatizado de construção e teste.
Com a integração contínua, os desenvolvedores encontram e corrigem problemas no seu código mais rapidamente, aceleram o processo de desenvolvimento e ganham tempo para inovação e tarefas de maior valor.
O CD de entrega contínua é um processo pelo qual o software está sempre em estado pronto para lançamento e pode ser promovido a um ambiente de produção quando a organização desejar.
Para alcançar a entrega contínua, as equipes automatizam todo o pipeline de entrega, incluindo testes e até implantação. O resultado? Liberações incrementais mais frequentes e com menos erros.
A DevOps é a transformação cultural dentro das organizações que visa quebrar silos, automatizar processos-chave e estimular a colaboração entre equipes, para que todas as partes interessadas no processo de entrega de software estejam alinhadas com o objetivo compartilhado de fornecer software de qualidade de forma rápida, confiável, consistente e repetida.
Como CI/CD e DevOps agregam valor?
Além de aumentar a qualidade do software e a velocidade de desenvolvimento, a CI/CD melhora drasticamente a eficiência das equipes de desenvolvimento, da mesma forma que, por exemplo, a Ford aprimorou a fabricação de automóveis com a introdução da linha de montagem.
O pipeline automatizado, baseado em processos de CI/CD, converte as mais recentes alterações de software em um código que foi construído, testado e está pronto para ser implantado. Se estiver funcionando de forma eficiente, a linha de montagem fornece feedback sobre erros no código mais rapidamente, com uma mentalidade de “falhar rápido” – reduzindo maciçamente o custo de desenvolvimento e entrega.
O DevOps, por sua vez, ajuda as empresas a prosperar de várias maneiras:
-
- – Permitindo inovação rápida e contínua, e um tempo de mercado mais rápido;
- – Ter objetivos compartilhados e um entendimento comum entre o desenvolvimento e operação permitindo a colaboração entre as equipes, quebrando o comportamento de silos e desenvolvendo uma cultura de responsabilidade – o que também melhora a eficácia e acelera o time-to-market;
- – Melhorando a colaboração e a produtividade.
O DevOps (juntamente com o CI/CD) cria novas oportunidades de colaboração, melhor produtividade, manutenção simplificada e operações mais eficientes. As empresas gastam menos tempo em trabalhos não planejados ou retrabalho, enquanto dedicam significativamente mais tempo desenvolvendo novos recursos, funcionalidades e escrevendo novos códigos.
Redução do risco
Ao integrar ferramentas e automatizar testes e outros processos, as empresas garantem maior qualidade, menos erros e melhor governança e segurança, ao mesmo tempo em que se beneficiam do desenvolvimento e entrega mais rápidas de seus aplicativos.
Melhorando a satisfação dos funcionários e a capacidade de atrair e reter os principais talentos
Desenvolvedores de software valem seu peso em ouro. Simplesmente não há o suficiente para preencher todos os oportunidades de emprego disponíveis, e o recrutamento muitas vezes não consegue entregar rápido o suficiente para suprir demandas.
Atrair desenvolvedores talentosos e mantê-los felizes é um objetivo de negócios fundamental para muitas empresas. Com o DevOps, o novo onboarding de desenvolvedores é mais rápido e cria um ambiente onde os funcionários são inspirados e motivados, mantendo alta a retenção.
Fortalecendo a marca e criando clientes fiéis
Quando uma empresa inova continuamente e responde rapidamente às mudanças nas demandas do mercado e as expectativas dos clientes, torna-se um trendsetter – o primeiro a oferecer novos recursos e funcionalidades. A excelência no serviço “TI” cria clientes fiéis e menos inclinados a mudar para um concorrente quando o próximo novo aplicativo aparecer.
Aumento da receita e redução de custos
Os DevOps podem economizar milhões por ano em custos de desenvolvimento. Inovando mais rapidamente, com melhor software entregue rapidamente.
Aumento da vantagem competitiva
Os processos de DevOps e CI/CD denotam a vantagem competitiva por meio da inovação contínua e um rápido time-to-market. As empresas de hoje devem inovar rapidamente, adicionar uma nova funcionalidade dando uma reviravolta a uma ideia antiga ou responder às inovações dos concorrentes com algo semelhante ou melhor.
Com DevOps e CI/CD, as empresas permanecem competitivas, ou até mesmo saltam à frente.