Home » Union Digital » Blockchain
Praticamente qualquer coisa de valor pode ser rastreada e negociada em uma rede blockchain.
A utilização dos Ledgers tem como principal finalidade garantir a segurança da transação; isso porque todos os dados transitados pela rede e pelos sistemas são criptografados.
Blockchain é um Ledger compartilhado e imutável que facilita o processo de registrar transações e rastrear ativos em uma rede de negócios.
Um ativo pode ser tangível (uma casa, um carro, dinheiro, terras) ou intangível (propriedade intelectual, patentes, direitos autorais, branding). Praticamente qualquer coisa de valor pode ser rastreada e negociada em uma rede blockchain, reduzindo os custos e riscos para todos os envolvidos.
A utilização dos Ledgers tem como principal finalidade garantir a segurança da transação. O sistema garante nível máximo de segurança para projetos de blockchain; isso porque todos os dados transitados pela rede e pelos sistemas são criptografados.
Uma rede blockchain pode otimizar o modelo de negócio da empresa. Trata-se de uma tecnologia baseada em quatro fundamentos:
Consenso: para que uma transação seja válida, todos os participantes devem concordar com sua validade.
Proveniência: os participantes sabem de onde o ativo veio e como a sua propriedade mudou ao longo do tempo.
Imutabilidade: nenhum participante pode fazer alteração em uma transação depois de ter sido gravada no Ledger. Se uma transação estiver em erro, uma nova transação deve ser usada para reverter o erro e ambas as transações, em seguida, permanecem visíveis.
Finalidade: um único Ledger compartilhado já fornece um lugar de consulta para determinar a propriedade de um ativo ou a conclusão de uma transação.
Nem todos os blockchains são construídos para negócio; alguns são permissionados. Uma rede permissionada é fundamental em um blockchain para negócios, especialmente dentro de setores regulamentados.
O comércio global tem sido o maior criador de riqueza na história humana, e o atrito do mercado o maior obstáculo à riqueza. Ao longo dos anos, as empresas têm superado múltiplas fontes de atrito. As instituições e os instrumentos de confiança emergiram para reduzir o risco nas transações comerciais. As inovações tecnológicas ajudaram a superar distâncias e ineficiências. Ainda assim, muitas transações comerciais permanecem ineficientes, caras e vulneráveis.
A tecnologia Blockchain tem o potencial de remover grande parte do atrito remanescente no mercado — as colisões de velocidade que desaceleram o ritmo dos negócios. À medida que o atrito se dissipa, uma nova ciência da organização emergirá, revolucionando a forma como as indústrias e as empresas estão estruturadas. Com a transparência como norma, uma base robusta para a confiança pode se transformar no trampolim para uma evolução adicional do ecossistema. Participantes e ativos antes fechados fora dos mercados poderão participar, desencadeando um fluxo acelerado de capital e oportunidades sem precedentes para criar riqueza.
Ao melhorar a visibilidade, o blockchain pode transformar ecossistemas inteiros. Cadeias de suprimentos são exemplos primordiais do potencial de transformação do blockchain que poderiam abranger as indústrias. Os esforços iniciais de blockchain podem ter um impacto rápido ao transformar mesmo que uma pequena parcela da cadeia de suprimentos, como as informações usadas durante a importação. Se os terminais de importação recebessem dados de contas de embarque no início do processo, poderiam planejar e executar de forma mais eficiente e sem preocupações de privacidade.
A tecnologia Blockchain pode tornar os dados apropriados visíveis quase que imediatamente e em tempo real (por exemplo, o tempo de partida e o peso dos contêineres), sem compartilhar informações sobre os proprietários ou o valor da carga.
Em uma escala maior, blockchains poderiam permitir uma troca robusta e segura de logística compartilhada, coordenando uma vasta gama de atividades de partilha de espaço livre em um armazém para otimizar frotas de caminhões e contêineres de transporte.
Varejistas e fabricantes podem melhorar consideravelmente a previsão de demanda e reabastecimento de estoque. As instituições financeiras, armadas com um histórico detalhado da confiabilidade de um fornecedor, podem estender o crédito necessário para o crescimento dos negócios. Os reguladores podem rastrear a origem das mercadorias a partir de matérias-primas, facilitando a identificação de itens falsificados, bem como fontes de materiais danificados.
Sistemas de identidade desatualizados e quebrados nos expuseram a fraude e roubo de identidades digitais. Isso levou ao aprimoramento dos serviços de privacidade na próxima geração, para ajudar os consumidores a transmitir, de forma conveniente e privada, informações por meio de provedores confiáveis – como bancos e governos. Como resultado, esses consumidores podem se conectar a serviços online críticos com uma credencial digital que eles já têm e na qual confiam, assegurando que as informações sejam compartilhadas apenas com seu consentimento explícito.
Os registros médicos eletrônicos são atualmente mantidos em data centers (em um ambiente comum), e o acesso é limitado às redes hospitalares e prestadoras de cuidados. A centralização dessas informações as tornam vulneráveis a violações de segurança e pode ser, por isso, dispendiosa. Blockchain detém o histórico médico completo de cada paciente, com múltiplas granularidades de controle pelo paciente, médicos, reguladores, hospitais, seguradoras e assim por diante, proporcionando um mecanismo seguro para registrar e manter históricos médicos abrangentes para cada paciente.
Nossas equipes trabalham com você para descobrir novos cenários, novas arquiteturas e oportunidades que ajudam sua empresa a competir em um mundo digital.
Nossas equipes trabalham com você para descobrir novos cenários, novas arquiteturas e oportunidades que ajudam
sua empresa a competir em um mundo digital.
Desenvolvido por Agência Mi.