O DevOps tem um papel fundamental na logística, integrando ferramentas como Cloud, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Blockchain ou Machine Learning com um grande valor agregado.
Na IoT por exemplo, o DevOps é capaz de agregar segurança e desenvolvimento por meio de uma colaboração cruzada entre as equipes de trabalho. Possibilita a integração na medida em que ajuda a automatizar o processo de teste de verificação de compilação, dividindo todo o ciclo de vida de desenvolvimento em vários estágios.
O DevOps ainda ajuda a alcançar um desenvolvimento mais rápido e flexível com feedback oportuno das equipes de implantação, possibilitando a adoção contínua de condições e requisitos dinâmicos em IoT, sem causar uma carga adicional.
Na Inteligência Artificial pode trazer transformações na Acessibilidade de Dados, Análise Preditiva, sistemas autônomos, desenvolvimento de aplicativos, entre outros.
Fato é que o DevOps é essencial na logística, desenvolvendo funcionalidades de ponta a ponta, projetando soluções, executando ciclos de CI/CD (continuous integration/continuous delivery, método para entregar aplicações com frequência aos clientes) em um ambiente conteinerizado. Também criando, implantando e executando ciclos automatizados para sistemas e aplicativos de conectividade.
Com o DevOps é possível monitorar, registrar e auditar os sistemas de produção para conformidade.