A nuvem e o mercado de contêineres estão chegando aos grandes provedores? Sim, estão e tendem a crescer.
As decisões de compra sobre contêineres como serviço tendem a se correlacionar com outras decisões de infraestrutura, apesar da preferência da maioria dos chefes de tecnologia por um ambiente multivendor.
O mercado de US$ 500 milhões para contêineres como serviço (CaaS) está crescendo rapidamente, cerca de 35% ao ano, e espera-se que suba para US$ 1 bilhão até 2024.
Isso deve ser uma boa notícia para os vendedores que construíram o mercado de contêineres.
Mas o crescimento traz riscos: O sucesso dos contêineres atraiu os grandes provedores de serviços em nuvem (CSPs) para o mix, e os três principais CSPs expandiram sua participação no mercado de gerenciamento de contêineres de cerca de 10% em 2016 para 45% em 2019, mudando drasticamente o cenário competitivo (ver Figura 1).
Essa mudança não é surpreendente quando você considera que cerca de 70% dos diretores de informação (CIOs) dizem que consideram a integração com seu provedor de nuvem pública principal como um benefício principal do CaaS (consulte a Figura 2).
Portanto, é lógico que as compras de contêineres geralmente sigam suas outras decisões de nuvem.
Quase o mesmo número (60%) afirma que sua seleção de um fornecedor de CaaS foi influenciada significativamente por sua escolha de provedor de nuvem pública.
Ao mesmo tempo, cerca de metade dos CIOs dizem que querem evitar o bloqueio do fornecedor e manter sua capacidade de fazer compras com base no preço.
Mas a preferência de permanecer agnóstico em nuvem não necessariamente se leva a decisões de compra.
A maioria das empresas acaba com um único fornecedor de nuvem pública, e mesmo entre aquelas que conseguem manter um ambiente multivendor.
A nuvem e o mercado de contêineres
Esses achados sugerem que as decisões de uma empresa sobre infraestrutura também moldarão sua estratégia CaaS.
Isso pode ter sido menos verdade há alguns anos, quando a maioria das empresas operava seus ambientes privados e públicos de nuvem separadamente.
Nesse mercado, provedores independentes de CaaS como Red Hat, Chef Container e CoreOS detinham a maior parte do mercado.
Agora, a facilidade de uso parece estar ganhando o dia — ou seja, exceto para clientes com necessidades excepcionais que podem levá-los a procurar as capacidades dos fornecedores CaaS além dos grandes CSPs.
Esses fornecedores devem estar se fazendo várias perguntas que podem ajudá-los a esclarecer sua proposta de valor e entender suas opções.
Assim, quais são os principais critérios de compra para os clientes que você está mirando, e eles se alinham com sua proposta de valor?
Em que locais de lucro adjacentes você está esperando orquestração de contêineres para lhe dar uma vantagem?
Como você está usando a orquestração de contêineres como ponto de controle?
Sua solução de contêiner cria vantagens competitivas em outros mercados?
Nós podemos ajudar a responder a estas e outras perguntas.