Blockchain

Blockchain

Esta tecnologia está baseada em quatro fundamentos: o registro compartilhado das transações (ledger), o consenso para verificação das transações, um contrato que determina as regras de funcionamento das transações e, finalmente, a criptografia, que é o fundamento de tudo.

Uma pergunta que ainda gera dúvidas a muitos gestores sobre a nova tecnologia é se o Bitcoin e a blockchain são a mesma coisa. Não, eles não são. No entanto, eles estão intimamente relacionados.

Quando o Bitcoin foi lançado como código-fonte aberto, a blockchain foi embrulhado junto com ele na mesma solução. E como o Bitcoin foi a primeira aplicação da blockchain, muitas vezes as pessoas inadvertidamente usaram “Bitcoin” para significar blockchain.

É assim que o mal entendido começou. Desde então, a tecnologia Blockchain foi extrapolada para uso em outras indústrias, mas ainda há alguma confusão sobre as diferenças.

 

Qual a diferença entre Bitcoin e Blockchain?

O Bitcoin é um tipo de moeda digital não regulada que foi criada pela primeira vez por Satoshi Nakamoto em 2008. Também conhecida como “criptomoeda”, foi lançada com a intenção de contornar os controles de moeda do governo e simplificar as transações online eliminando o processamento de pagamentos de terceiros intermediários.

Claro, realizar isso exigia mais do que apenas o próprio dinheiro. Tinha que haver uma maneira segura de fazer transações com a criptomoeda.

Transações de Bitcoin são armazenadas e transferidas usando um ledger distribuído em uma rede peer-to-peer que é aberta, pública e anônima. Blockchain é a tecnologia subjacente que mantém o ledger de transações Bitcoin.

 

Qual a diferença entre a Blockchain voltada para negócios e as demais?

A blockchain que suporta o Bitcoin foi desenvolvido especificamente para a criptomoeda. Essa é uma das razões que levou um tempo para as pessoas perceberem que a tecnologia poderia ser adaptada para uso em outras áreas. A tecnologia também teve que ser modificada um pouco para atender aos rigorosos padrões exigidos pelas empresas.

Existem três características principais que separam o blockchain Bitcoin de um blockchain projetado para negócios.

 

Ativos sobre criptomoeda

A blockchain pode ser usado para uma gama muito mais ampla de recursos do que apenas criptomoedas. Ativos tangíveis, como carros, imóveis e produtos alimentícios, bem como ativos intangíveis, como títulos, private equity e títulos, todos podem aproveitar da nova tecnologia.

Empresas do setor securitário estão usando a blockchain para rastrear a procedência de bens de luxo para minimizar fraudes, adulteração de documentos e duplo financiamento. Agora, mais de um milhão de diamantes estão seguros na blockchain.

 

Identidade sobre o anonimato

Uma das características do Bitcoin é o anonimato. Qualquer um pode olhar para o livro de registros do Bitcoin e ver todas as transações que aconteceram, mas as informações da conta são uma sequência de números sem sentido.

Por outro lado, as empresas têm requisitos de conformidade KYC (conheça o seu cliente) e AML (combate à lavagem de dinheiro) que exigem que eles saibam exatamente com quem estão lidando. Participantes de redes de negócios exigem o oposto do anonimato: a privacidade.

Por exemplo, em um sistema de custódia de ativos como o que está sendo desenvolvido pelo Banco de Poupança Postal da China, várias partes, incluindo instituições financeiras, clientes, custodiantes de ativos, gerentes de ativos, consultores de investimentos e auditores estão envolvidos.

Eles precisam saber com quem estão lidando, mas um cliente ou conselheiro não precisa necessariamente ver todas as transações que já ocorreram (especialmente quando essas transações estão relacionadas a clientes diferentes).

 

Endosso seletivo sobre prova de trabalho

O consenso em uma blockchain para os negócios não é alcançado por meio da mineração, mas através de um processo chamado “endosso seletivo”. É sobre ser capaz de controlar exatamente quem verifica as transações, da mesma forma que os negócios acontecem hoje.

Se eu transferir dinheiro para um terceiro, meu banco, o banco do destinatário e possivelmente um provedor de pagamentos verificariam a transação. Isto é diferente do Bitcoin, onde toda a rede tem que trabalhar para verificar as transações.

 

Por que a Blockchain transformará a economia global?

Semelhante à forma como a internet mudou o mundo ao fornecer maior acesso à informação, a Blockchain está preparada para mudar a forma como as pessoas fazem negócios oferecendo confiança. Por design, qualquer coisa registrada em uma blockchain não pode ser alterada e há registros de onde cada ativo foi.

Assim, enquanto os participantes de uma rede de negócios podem não confiar uns nos outros, eles podem confiar na blockchain. Os benefícios da blockchain para as empresas são numerosos, incluindo tempo reduzido (para encontrar informações, resolver disputas e verificar transações), diminuir custos (para despesas gerais e intermediários) e reduzir riscos (de conluio, adulteração e fraude).

Por todas as formas como a blockchain já está sendo usado nos negócios, há ainda mais incontáveis ​​que não foram descobertos.

 

A Blockchain pode ajudar a abrir novas possibilidades sob a ótica dos negócios.

Em 2005, a Linux Foundation criou o projeto hyper ledger, com o objetivo de criar um padrão aberto cross-industry para o desenvolvimento de tecnologias utilizando a blockchain. São mais de 130 membros das mais diferentes indústrias, incluindo IT, Finanças, Saúde e Transporte.

Este consórcio tem a função de desenvolver projetos open source em torno da tecnologia blockchain. Um destes projetos é o Hyper Ledger Fabric, uma rede blockchain corporativa utilizada na implementação de soluções de negócios a seus clientes.

Transações pela internet realizadas em um padrão de segurança de código aberto podem, em tese, colocar nas mãos de pequenos empreendedores as mesmas ferramentas de negócios de grandes corporações.

Novas formas de empreendimentos podem surgir, com pessoas comuns administrando ativos e valores pela internet de forma segura, reduzindo custos e democratizando o acesso a bens básicos. E na sua empresa? existe alguma demanda em que a Blockchain possa ser implementada?

Continue lendo

Excelente Lugar Para Trabalhar

Estamos extremamente felizes e desejamos expressar nosso sincero agradecimento a todos os membros de nossa equipe, suas percepções foram fundamentais para conquistarmos a certificação Great

Organizando nossos projetos

Antes de começarmos a “pensar microsserviços”, precisamos compreender dois princípios importantes: o primeiro chamado “Lei de Conway”; e o segundo, “Lei de Conway Reversa”. A

Dimensionamento Agile

A definição de dimensionamento Agile é criar uma empresa Ágil. Visamos criar sistemas de negócios ágeis, transformando a burocracia corporativa e a inovação em parceiros